Informativos
19 de Agosto de 2024
Sindicar completa 19 anos nesta segunda-feira
O Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de Carazinho e Região - Sindicar está completando nesta segunda-feira (26), 19 anos de atividades. Atualmente presidido pelo advogado Moisés Santos, a entidade presta importantes serviços para os segmentos de transporte e logística, entre eles a assessoria jurídica para os associados, a intermediação da negocição coletiva nas negociações entre patrões e empregados do setor. Como ponto credenciado pela ANTT, o Sindicar realiza cadastro das frotas de seus associados junto a instituição, a fim de que as empresas possam operar suas atividades.
Para marcar a data, a diretoria do sindicato fará uma reunião interna nesta segunda-feira com os associados, com jantar para celebração das quase duas décadas de atividades.
História
Os empresários do setor de transportes de Carazinho e região, sentindo a necessidade de se organizarem em torno de uma entidade, se reuniram para iniciar o processo de fundação do sindicato, liderados pelo empresário Milton Schmitz. Após diversas reuniões e negociações com o Setcergs para definição da base de abrangência do novo Sindicato, em 26/08/2005 foi fundado o SINDICAR – Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de Carazinho e Região.
Constituído como personalidade jurídica para fins de estudos, coordenação, proteção, assistência e representação legal da categoria econômica das empresas de transportes de cargas ou bens, na sua base territorial conforme estabelecem os preceitos da legislação em vigor.
O Sindicar é uma organização criada PELAS empresas, PARA as empresas do TRC. Além de atuar nas negociações coletivas, buscando adequação das normas em relação às especificidades da nossa região, também disponibiliza assessoria jurídica, dando suporte para os associados. Presta serviços de cadastramento e recadastramento do RNTRC na ANTT; e também apoia o Comitê Regional do PGQP de Carazinho, que traz importantes ferramentas de gestão para as organizações em geral.
A entidade também tem erguido a bandeira do TRC em diversas lutas em prol do setor, como o fim dos atuais modelos de pedágios, a duplicação de rodovias, a instalação de uma sede própria do SEST/SENAT em Carazinho, a busca por melhorias nas leis, a provocação de posicionamentos mais concretos em relação às diversas legislações novas que tem surgido, como o Estatuto do Motorista, o Sistema Eletrônico de Pagamento de Fretes, etc.