Informativos

19 de Maio de 2025

O Fórum de Transporte e Logística 2025

O Fórum de Transporte e Logística 2025 reuniu autoridades e representantes de diversos setores da sociedade, na semana passada, em Porto Alegre, para discutir questões cruciais para o segmento, como a necessidade de garantir o cumprimento das normas que regem a chamada Lei do Motorista, a segurança dos profissionais e a infraestrutura de apoio ao longo das principais rotas do estado. O Sindicar esteve representado pelo presidente Moisés Santos e o diretor Alexandre Schmitz.

Na abertura do encontro, o presidente do SETCERGS, Delmar Roque Albarello, ressaltou a importância de construir um ambiente mais justo e eficiente para o transporte de cargas no Rio Grande do Sul.

“As empresas do setor estão sendo asfixiadas por uma legislação que precisa ser mais exequível. Temos uma lei que passou por importantes melhorias em 2013 e 2015, incluindo a flexibilização dos horários em 2018. Porém, desde 2023, os motoristas são obrigados a cumprir 11 horas consecutivas de descanso em locais sem a mínima estrutura. Precisamos trabalhar para mudar isso. Nossa expectativa é que a bancada federal do Rio Grande do Sul, liderada pelo deputado Zucco, possa nos apoiar no Congresso Nacional para ajustar essa legislação, garantindo condições mais viáveis para o setor operar”, afirmou Delmar Albarello.

O presidente do Sindicar, Moisés Santos, também defende a flexibilização, destacando que a proposta do setor logístico é que o motorista possa descansar durante 3 horas no horário do almoço e mais 8 horas durante a noite.

Fotos