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11 de Janeiro de 2023

DER-MG AUTORIZA CIRCULAÇÃO DOS PRIMEIROS SUPER RODOTRENS DE 91 TONELADAS

Concessão de AET acontece logo após apresentação de todos os laudos técnicos e
estudos, além de melhorias nas vias onde circularão; Super rodotrens são exclusivos
para o transporte de cana-de-açúcar
A safra brasileira de cana-de-açúcar 2022/2023 contará com um importante reforço no
escoamento da produção. Trata-se dos primeiros super rodotrens de 11 eixos e 91
toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC), autorizados a circularem no estado
de Minas Gerais.
As primeiras Autorizações de Especiais de Trânsito (AET’s) do Brasil para esse tipo de
configuração, foram concedidas pelo Departamento de Edificações e Estradas de
Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) à Delta Sucroenergia, usina localizada no município
de Delta, MG. Todo o processo contou com o apoio da Associação das Indústrias
Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig).
Para obter as AET’s, a Delta Sucroenergia cumpriu série de requisitos estabelecidos pela
Resolução no 872 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Destaque para a
apresentação de um Estudo Técnico comprovando a compatibilidade das Combinação
de Veículo de Carga (CVC) onde irão circular; Laudo Técnico da CVC, assinado por um
responsável técnico, engenheiro mecânico ou automotivo habilitado; certificado de
avaliação de conformidade emitido pelo INMETRO ou organismo por este acreditado;
Estudo de Viabilidade de Tráfego da CVC no percurso proposto; e Anotações de
Responsabilidade Técnica (ART) do Estudo Técnico e do Estudo de Viabilidade de
Tráfego.
Além dos trâmites legais e técnicos, a usina sucroalcooleira também investiu em uma
série de melhorias rodoviárias nos trechos em que os super rodotrens irão circular,
como, realocação e melhoria nas entradas e saídas de fazenda, emplacamento de
acordo com a resolução e implantação de pistas de aceleração e desaceleração.
“A emissão da primeira AET referente a veículos 11 eixos no Brasil para transporte de
cana-de-açúcar abre as portas para outras empresas do setor, pois, houve um extenso
debate inicial entre os órgãos de fiscalização e as empresas de consultoria para chegar
em um padrão aceitável referente aos levantamentos das vias, laudos técnicos e demais
estudos necessários para tanto. Esse aprendizado beneficiará, sem dúvidas, o Estado de
Minas Gerais e outros entes da federação”, destaca José Holanda Neto, diretor de
Operações Delta Sucroenergia.
Sobre os super rodotrens
Configuração exclusiva para o transporte de cana-de-açúcar, os super rodotrens são
vistos atualmente como a melhor alternativa para reduzir custos do transporte e

aumentar a produtividade do setor, além de combater a circulação dos tradicionais
rodotrens (74 toneladas) com excesso de peso.
De acordo com a Resolução no 872, os super rodotrens devem ter altura máxima de 4,40
metros e comprimento mínimo de 28 metros e máximo de 30 metros. Além disso só
podem ser tracionados por cavalos mecânicos 6×4 com Capacidade Máxima de Tração
(CMT) superior ao PBTC de 91 toneladas e potência mínima de 519 cv. Ainda segundo a
resolução, os super rodotrens só podem circular em rotas de no máximo 80 quilômetros
de distância, a uma velocidade máxima de 60 km/h. O documento proíbe que as
combinações de veículos de carga circulem em comboio.

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